Avançar para o conteúdo principal

O macaco e a viola



Era uma vez um macaco que tinha um rabo muito comprido e por isso alguns animais, poucos, troçavam dele.
Para se sentir importante dizia que tocava muito bem viola, mas nunca foi visto a tocar qualquer instrumento musical. Todas as vezes que se reuniam à noite no meio da floresta cada um contava as suas aventuras e lá vinha o macaco com sua história de ter passado o dia a tocar para os outros macacos. Um certo dia disse a girafa teve uma ideia e disse aos outros animais:
- Pedimos ao mocho para trazer a viola que tem na toca da árvore e quando à noite chegar o macaco e ele disser que não pode tocar porque deixou a viola em casa pedimos-lhe para tocar na viola do mocho. Boa ideia disse o leão, o rei dos animais. Nessa noite lá se reuniram os animais e como habitualmente o macaco contou que passara o dia a tocar viola. Disse-lhe então a girafa:
- Toca então um pouco para nós! Mas o macaco, como habitualmente, respondeu que não era possível pois não tinha trazido a viola. Nesse momento a girafa pediu ao tigre para trazer a viola do mocho. Apanhado de surpresa o macaco teve de admitir que não sabia tocar viola e apenas dizia que sabia para se sentir importante pois ajguns dos animais troçavam dele por ter o rabo muito comprido. Disse-lhe então a girafa:
- Já olhaste bem para mim? Olha para o meu pescoço, é enorme mas sem ele não conseguia chegar às folhas das árvores que estão bem altas e que tanto gosto de comer. E olha para a tromba enorme do elefante, sem ela como conseguiria apanhar água do rio e molhar-se para se refrescar? E já viste bem o focinho do papa-formigas? Tão estreito que é mas sem ele não conseguia entrar nos formigueiros! Pois é, disse o macaco! Se eu não tivesse o rabo tão comprido não me conseguia segurar nos ramos das árvores e acabava por cair. Como vês, disse o leão:
- Todos somos diferentes e isso é bom. Não devemos troçar uns dos outros, nem mentir!
O macaco concordou que tinha errado e resolveu fazer uma surpresa aos seus amigos. Assim, sem que ninguém soubesse, decidiu que iria aprender a tocar viola e pediu ao mocho que lhe ensinasse. O mocho concordou em ensinar o macaco a tocar viola. Passados uns dias lá estavam os animais reunidos na floresta a apanhar um pouco de fresca, pois o dia tinha sido muito quente, e a contar as suas aventuras. Quando chegou a vez do macaco contar o que tinha feito disse:
-Passei o sai a tocar viola para os peixes do rio. Os outros animais olharam para ele com ar reprovador pois pensaram que o macaco tinha voltado às mentiras. Mas não, nesse momento o macaco subiu a uma árvore onde tinha deixado a viola e começou a tocar e tocava tão bem que os outros animais começaram a cantar e a dançar. Foi uma noite muito animada e já era tarde quando o leão, o rei dos animais, disse: - Já é tarde, vamos todos descansar! E lá foram todos, cada um para a sua caminha! Nessa noite todos sonharam coisas bonitas.

Comentários

Anónimo disse…
Parabéns doce Luanda.
Histórias encantadoras as tuas, num mundo de imaginação muito colorido e divertido.
Continua.
Quero uma história só para mim, pode ser?
Um grande beijinho de saudades e até breve.
Nelia Trindade
luana disse…
Obrigado pelo comentário. Já escrevi uma nova história, a seu pedido. Chama-se o "O jogo do Rapa".