O jogo do RAPA
Era uma vez um vírus que nos anda a causar muitos problemas. Chama-se CORONAVÍRUS e provoca a doença COVID-19. Já matou muitíssima gente. Começou na China depois foi-se espalhando por toda a parte. A Portugal chegou no final de fevereiro, princípios de março.
Para nos protegermos devemos lavar muito bem as mãos com sabão ou com um desinfetante à base de álcool. Quando tossimos devemos colocar o braço à frente da boca e, muito importante, sair o menos possível à rua.
Já estamos em casa há mais de três semanas e já foram muitas as atividades que fizemos, mas hoje o meu avô recordou-se de um jogo de infância: o jogo do Rapa.
Resolveu construir um. Foi à garagem e com um pedaço de madeira fez um pião com 4 faces. Nas faces escreveu a letra D de “deixa”, R de “Rapa”, P de “põe” e T de “tira”. Usou espátulas coloridas como se fossem “moedas”.
Começamos a jogar e passado algum tempo o meu irmão esteve quase a perder, mas recuperou. Acabou por perder a minha avó! E ganhei eu.
Gostavam de saber quais são as regras? Eu explico:
Distribui-se o mesmo número de “moedas” a cada jogador.
No início lança-se um dado para ver quem começa. Cada jogador coloca uma “moeda” no tabuleiro.
O primeiro jogador roda o pião. De acordo com a letra que sai ou põe “P” uma nova “moeda” ou tira “T” uma ou deixa igual “D” ou rapa “R”, ou seja, retira todas. Passa ao próximo jogador.
O jogo continua até que um dos jogadores perca todo “dinheiro”. Ganha quem tiver mais no final.
Diverti-me imenso e quero jogar mais vezes.
Comentários
Beijinho e bons jogos.
Que belas histórias que partilhas.
Um grande beijinho
e beijinhos.
Escreves muito bem. O jogo parece ser divertido.
Continua a aproveitar os avós para te ajudarem.
Bjo
Un beso de Santi,Carmen,Celia y Patri.
Cuidaros mucho!!!
e muchas gracias